Oscarnaval2024: ANATOMIA DE UMA QUEDA, OS REJEITADOS e MAESTRO

 Acharam mesmo que a gente ia deixar passar em branco? Depois de tantos anos? O Carnaval passou, mas é o Rascunhos que tá no comando macetando mais uma temporada da Maratona Oscarnaval! 

E chegamos na metade da nossa maratona e, mesmo com o prazo apertado, ainda dá tempo de você correr atrás do tempo perdido e assistir alguns desses filmes que estamos comentando! Já tem algum favorito? Porque hoje vamos falar de um dos nossos.

Quando faço essas análises em compilado, gosto de tentar encontrar alguma similaridade entre os filmes por mais diferentes que sejam. Hoje foi tão difícil quanto compor uma sinfonia ou solucionar um crime. E organizar as ideias parece que deu mais certo para uns do que para outros nos filmes que vamos comentar. Vamos cair de cabeça pra descobrir de quais estamos nos referindo aqui? Vamos!

ANATOMIA DE UMA QUEDA

Eu não o matei.
Em pleno dia internacional da mulher, olha só o tipo de filme que vamos falar! Sandra (Sandra Hüller) é uma escritora alemã que vive em uma casa isolada nas montanhas com seu marido francês Samuel (Samuel Maleski) e seu filho Daniel (Milo Machado) na França. Um dia, Samuel é encontrado morto, como se tivesse caído do último andar de casa. Agora, começa um grande drama jurídico com a seguinte pergunta: essa morte foi suicídio ou será que Sandra está envolvida?

Somos grandes fãs de investigação criminal por aqui. Mas, com certeza, uma mera produção estadunidense colocaria todos os clichês do gênero aqui, mas a diretora Justine Triet subverte clichês e dá espaço para os atores brilharem em cima de um roteiro tão intenso que, em algumas cenas, não dá vontade de piscar por medo de perder algum detalhe, seja no tribunal, nos flashbacks da crise do casal ou até no dúbio ponto de vista do filho. Esse filme é, de longe, um dos meus favoritos da temporada por vários motivos que rendem altas discussões.

OS REJEITADOS

O mundo é um lugar amargo e complicado, e ele pensa o mesmo de mim.
Por ironia do destino, Os Rejeitados não foram tão rejeitados assim pelas recentes notícias no Rio de Janeiro. Na trama, estamos em um colégio católico interno apenas para meninos muito renomado e afastado da cidade grande. Quando chega o período de recesso de fim de ano e os alunos e professores vão para suas casas, o destino fez com que nossos protagonistas ficassem impossibilitados de sair de casa. Vai ser difícil, mas vamos ter que lidar com as diferenças unindo um professor de História exigente e tradicionalíssimo Paul (Paul Giamatti), uma cozinheira lidando com o luto Mary (Da’Vine Joy Randolph) e o rebelde aluno Angus (Dominic Sessa).

Sim, temos um filme de Natal no Oscar! Mas temos aqui um coming of age, um drama geracional, comédia e superação. Remetendo ao máximo um filme dos anos 1970, o longa brilha por explorar tantos gêneros em uma trama tão simples. Esses personagens têm tanta profundidade que eu veria facilmente um filme individual sobre a história de cada um, mas ainda bem que temos aqui a oportunidade de ver figuras tão diferentes interagindo de forma tão orgânica.

MAESTRO

Muito esforço.
Agora, entramos em um momento complicado. Enquanto o Prime Video fez uma campanha tímida para Ficção Americana, a maior aposta da Netflix, Maestro, foi gritada aos quatro cantos do planeta na principal intenção de levar prêmios. Aqui, vamos conhecer a vida e as dificuldades de Leonard Bernstein (Bradley Cooper), um dos primeiros e maiores condutores de orquestra dos Estados Unidos, compositor de trilhas sonoras belíssimas (incluindo a da versão original de Amor, Sublime Amor) e uma grande referência da música até os dias atuais.

Isso é o que o filme se propôs a ser e não foi. Mesmo que seja atrativo para votantes de premiações, mas é sempre complicado fazer um filme biográfico. Em diversos momentos, queríamos celebrar o legado de uma grande figura da história, mas muito da história é sobre seu relacionamento com Felicia Montealegre (Carey Mulligan). O que não seria um problema se fosse essa a proposta desde o início, pois isso torna a história irregular. Apesar da direção de Bradley Cooper ser, em muitos momentos, sem vida e abraçando todos os clichês do "Oscar bait", o maior destaque vai para as atuações, principalmente de Carey Mulligan. Maestro tem sim qualidades inegáveis e é um filme tecnicamente correto, mas, no final do dia, tudo vale apenas pelo esforço.

"Anatomia de Uma Queda", "Os Rejeitados" e "Maestro" no Oscar

Um dos nossos queridinhos da temporada, Anatomia de Uma Queda, caiu de cabeça em cinco indicações: melhor filme, melhor direção para Justine Triet, melhor atriz para Sandra Hüller, melhor roteiro original, e melhor montagem. Apesar da falta de indicação de melhor ator para o Cachorro Messi, ficaremos extremamente decepcionados se esse filme ganhar pelo seu roteiro e, apesar da concorrência esse ano estar muito acirrada, queria muito destacar o trabalho da Sandra Hüller que está impecável.

Os Rejeitados foram lembrados e também está na corrida com cinco indicações: melhor filme, melhor ator para Paul Giamatti, melhor atriz coadjuvante para Da'Vine Joy Randolph, melhor roteiro original e melhor montagem. Apesar de ser um excelente filme que me tocou muito pessoalmente, a maior chance de prêmio para o longa é, merecidamente, para Da'Vine Joy Randolph que, como o seu próprio nome diz, vê-la em tela é uma alegria divina. Como já disse, é sempre bom ver atuações que parecem simples, mas a pessoa consegue brilhar até em momentos que ela não é o destaque em cena.

Agora, para Maestro, o esforço de Bradley Cooper foi recompensado em suas sete indicações: melhor filme, melhor ator para Bradley Cooper, melhor atriz para Carey Mulligan, melhor roteiro original, melhor som, melhor fotografia e melhor cabelo e maquiagem. Como disse, muito do filme é correto em técnica, mas não chega a ser destaque frente à concorrência; o maior destaque é a atuação de Carey Mulligan, mas as categorias de atuação esse ano estão muito acirradas.

That's a wrap, folks... and the Oscar goes to...

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