#Oscarnaval2024: A APURAÇÃO

 Acharam mesmo que a gente ia deixar passar em branco? Depois de tantos anos? O Carnaval passou, mas é o Rascunhos que tá no comando macetando mais uma temporada da Maratona Oscarnaval!

Come on, Barbie, let's go to Oscars!

Nem acredito que chegamos a mais um final de Maratona Oscarnaval! Fazemos isso há tantos anos e ainda carregamos a mesma intensidade. Uns anos são mais difíceis do que outros, mas tivemos uma regra importante para fazer essa temporada funcionar para nós: curtir os filmes acima de tudo. Afinal, é para isso que estamos aqui! Nós estudamos os temas, pesquisamos técnicas audiovisual, curiosidades de produção, novidades sobre essa e outras premiações... mas nunca podemos nos esquecer que o mais importante é nos deliciarmos com essas histórias e o que elas podem trazer para nós.

Como todo ano lembramos, o Oscar e outras premiações não são padrão de qualidade. Sim, é uma decisão tomada por diversas pessoas que entendem da indústria muito melhor do que nós leigos, mas, no final do dia, o que mais importa para qualquer filme é o gosto pessoal. Se você gostou do filme, parabéns, você venceu! Vão ter filmes que gostamos que provavelmente não serão destaque e tá absolutamente tudo bem. Isso aqui é pra ser uma festa! O nosso coração vale mais do que qualquer outro prêmio.

Feito o nosso discurso emotivo, vamos para o que viemos fazer aqui: fazer nossas apostas finais da premiação. É importante lembrar que existe um grande valor comercial entre os filmes durante as premiações. Os estúdios fazem campanhas para alavancar seus filmes, seja aumentar seu tempo de exibição nos cinemas, fazer eventos nos EUA... isso é muito comum. Então é sempre bom ficar de olho nessas campanhas dos estúdios e em outras premiações - como Globo de Ouro, Critics' Choice Awards e principalmente os prêmios dos sindicatos de atores e diretores, como o SAG Awards. Além de muitos votantes se repetirem entre as premiações, as pessoas sempre se atentam para os que estão sendo favoritos nas premiações.

Vamos, enfim, começar?

Sabia que esse momento icônico está fazendo 10 anos?

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

Dentre os indicados, dois se destacaram para mim: Pobres Criaturas e Oppenheimer. Enquanto o primeiro tem uma trilha impactante que acompanha todo o longa, o segundo é bombástico como todo o filme em si; mas senti muito o compositor tentando emular o que Hans Zimmer (compositor parceiro de Christopher Nolan, porém não o acompanha desta vez) costuma fazer em suas trilhas. No fim das coisas, analisando toda a campanha, Oppenheimer possivelmente vai levar. E isso se repetirá muito esta noite.

MELHOR MONTAGEM

Como disse, muito nesta noite já está cotada. Poremos ter algumas surpresas, mas algumas categorias estão óbvias. Como esta, para mim, vai ser muito merecido para Oppenheimer. Se eu puder pensar em alguma zebra, seria meu maior sonho ver Anatomia de Uma Queda ganhando aqui.

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Vamos para a primeira grande disputa da noite? Já estávamos cravando a vitória de Barbie até vermos Pobres Criaturas. Os dois filmes souberam trazer coisas muito originais e que enchiam os nossos olhos. Claro que queremos ver a bonequinha ganhando a estatueta, mas acho que ainda não será aqui. Dessa vez, a monstrinha de Pobres Criaturas chega na frente.

MELHORES EFEITOS VISUAIS

Particularmente, não assisti todos os filmes dessa categoria, então faço a análise mais pelo que vejo na temporada. Tenho visto muitos elogios para Resistência pela sua produção relativamente barata e com muita qualidade, mas também tenho visto um movimento muito grande da crítica e público para dar notoriedade a Godzila Minus One.

MELHOR SOM

Saudades quando essa categoria era separada por edição e mixagem. Mas acho que não há dúvida nenhuma de quem vai ser o campeão aqui. Nolan conseguiu mais uma vez e Oppenheimer vai levar nessa.

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO

Sendo muito sincero, para mim, o único campeão possível aqui é Pobres Criaturas. Mas tenho visto uma campanha muito grande para Maestro levar nessa. Como já disse, não gostamos muito do filme em si, mas tem um bom trabalho de caracterização, então é um prêmio que, mesmo que não seja o nosso favorito, não chega a ser uma ofensa Maestro levar pelo menos aqui.

MELHOR FIGURINO

Mais uma vez, disputa muito acirrada entre a bonequinha e a monstrinha. Se eu votar em um, ficarei triste pelo outro. Mas, já que escolhi Pobres Criaturas pelo design de produção, vou dar espaço para Barbie agora.

MELHOR FOTOGRAFIA

Esse aqui é inegável. Tentaram muito nos forçar ao preto e branco de Maestro, mas foi nessa categoria que Nolan conseguiu reinventar a técnica de uso de câmeras que ele mesmo já tinha usado de forma inovadora. Injusto seria não premiar Oppenheimer.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

Eu sei, calma. Todos queremos ver a performance de Ryan Gosling de "I'm Just Ken". E, de fato, acho que o prêmio vai sim para Barbie, mas por "What Was I Made For?", sendo o segundo Oscar de Billie Eilish.

MELHOR ANIMAÇÃO

Temos aqui algo muito curioso. O filme da Disney Animation do ano, Wish: O Poder do Desejo, não foi indicado, mas Elementos da Pixar foi. E, mesmo assim, os favoritos não têm nenhuma relação com o estúdio do rato. Homem-Aranha Através do Aranhaverso é o meu favorito para qualquer coisa, além de eu ser fã do herói, é inegável como esse filme consegue superar o insuperável, que foi o seu filme anterior. Mas, é bom ficar de olho também em O Menino e a Garça, que tem sido destaque na temporada de prêmios e, sejamos sinceros, seria muito lindo ver o Studio Ghibli levar para casa mais uma estatueta.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Está sentindo falta de falarmos sobre Ficção Americana? Um filme tão interessante e tão pouco discutido. Mesmo com o favoritismo por Oppenheimer, acho que essa é a única categoria que Ficção Americana poderia ter alguma chance, é capaz de os votantes levarem isso em conta. Então, pense nisso quando for montar o seu bolão.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Aqui, não tem jeito, o mundo vai ser o lugar mais injusto do universo se Anatomia de Uma Queda saísse de mãos vazias e, principalmente, se não recebesse o devido reconhecimento pelo seu roteiro. Um show de diálogos que acompanham todas as outras questões técnicas do filme. Não tem pra mais ninguém!

"E para todos que estão aí: mantenham os seus sonhos vivos."

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Assim como falei de Ficção Americana, esse aqui é o único prêmio que vejo chances para Os Rejeitados. E vai ser mais que merecido, é muito bom ver Da'Vine Joy Randolph alavancando a carreira e tenho certeza que esse prêmio é dela.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Aqui não restam dúvidas, Robert Downey Jr. já vem ganhando diversos prêmios pelo seu trabalho em Oppenheimer e aqui não será diferente. Esse é o "prêmio seguro".

MELHOR ATRIZ

É duelo de gigantes que vocês querem? Emma Stone fez um trabalho corporal fenomenal em Pobres Criaturas, ela sempre foi uma excelente atriz e aqui ela consegue surpreender ainda mais. Mas Lily Gladstone em Assassinos da Lua das Flores entregou o tipo de atuação que eu mais gosto: contida e que consegue se destacar mesmo não sendo o destaque da cena. Além disso, é muito capaz de a Academia querer fazer história e premiar a primeira atriz indígena a levantar a estatueta. Qualquer uma das duas me deixariam feliz, mas quero muito ver Lily subindo naquele palco e sendo ovacionada.

MELHOR ATOR

Outro prêmio seguro. Cillian Murphy é um excelente ator e está há anos na indústria fazendo vários papéis secundários, só foi ganhar protagonismo na série Peacky Blinders. Então, é muito bom ver ele tendo o reconhecimento merecido em Oppenheimer. Mas, tirando o bolão de lado, gostaria de pedir para todos nós ficarmos mais de olho na carreira de Colman Domingo, com certeza ele não ganhará por Rustin, mas ele se mostra um grande ator a cada trabalho; começou fazendo participação em algumas séries pequenas, ganhou certo protagonismo em Fear The Walking Dead, recebeu mais atenção pelo seu papel em Euphoria e agora está sendo indicado no Oscar. Dá pra ver como o ator está "comendo pelas beiradas" e, assim como vai acontecer com Cillian Murphy, acredito que sua vitória vem um dia. E vai ser ótimo acompanhar esse crescimento.

MELHOR DIREÇÃO

A noite inteira tem nome e sobrenome: Christopher Nolan. É até estranho que todo o esforço do diretor de inovar a cada filme ainda não tenha lhe rendido algum prêmio. Oppenheimer está longe de ser o meu filme favorito dele, mas é mais que justo que ele ganhe aqui.

MELHOR FILME

Vocês sabem que nós gostamos sempre de deixar em aberto duas opções de possíveis ganhadores, não é? Pois bem. A noite inteira está cotada para Oppenheimer, então essa seria a aposta mais segura de todas. Mas, se querem ousar um pouco mais, vamos ficar um pouquinho de olho em Pobres Criaturas, por ser o filme com maior número de indicações junto do filme da bomba. Mas, quem sabe, a gente não consegue mais uma vitória surpresa para Anatomia de Uma Queda? Não custa nada sonhar.

"Eu me tornei uma artista, e graças a Deus eu me tornei."

Sentiram falta de algum filme? Nós também. Não podemos deixar de lembrar aqui de Vidas Passadas, filme lindíssimo e, definitivamente, um dos nossos favoritos da temporada. Foi um dos que mais nos tocou e, infelizmente, muito capaz de passar despercebido pela premiação. Mas, como falamos, o nosso coração vale muito mais do que um homem douradinho.

E, assim, finalizamos mais uma Maratona Oscarnaval. Todo ano fazemos essa loucura aqui com o maior carinho do mundo, é a nossa oportunidade de consumir histórias diferentes e conhecer ainda mais sobre um meio que gostamos tanto. E sei que muitos dos que nos leem ou sentem o mesmo ou querem minimamente conhecer bons filmes. Então, parabéns, o Oscar de melhor pessoa vai para VOCÊ que, pelo sétimo ano consecutivo, esteve aqui com a gente. Vocês que sempre nos motivam a continuar a cada ano!

E é isso. Vamos para mais uma noite de felicidade, frustração e muitos memes. Foi um ano de muito filme bom e já nos animamos pelo que o próximo nos espera.

Clássicos nunca morrem e nem esse gif

That's a wrap, folks. And the Oscar goes to...

Comentários